Mercado de trabalho de TI no Canadá | Especial de Aniversário


Hoje eu e a Thai do Blog Discovering Canada concluimos a parceria 'Especial de Aniversário'. Foi um mês rico em troca de experiências e eu achei super gratificante celebrar os 7 ANOS de Canadá com essa série de 3 posts (se perdeu os anteriores, clique aqui para ler sobre a comunidade brasileira e aqui para saber sobre a adaptação cultural).

Nesse post um assunto de grande interesse: Expectativa X Realidade: Mercado de TI no Canadá. Para criar esse conteúdo contamos com a ajuda dos nossos companheiros. Confira na entrevista com o meu marido, Arthur Abreu, o que ele tem a dizer sobre a profissão de TI após 7 anos de atuação aqui no Canadá. 

Como você via o mercado de TI no Canadá, quando ainda estava no Brasil?
Confesso que eu não sabia muito. Eu sabia que haviam muitas oportunidades na área de TI e a demanda desses profissionais era grande, mas nunca me aprofundei a respeito de empresas da área, tecnologias em demanda, etc. A vontade de vir para o Canadá era tanta que eu nunca descartei a possibilidade de trocar de área se necessário fosse. 

Um dos motivos da sua escolha pelo Canadá foi pela grande demanda de TI?
Não. Tinha o sonho de imigrar para o Canadá desde que tinha uns 12 anos quando vi um livro de francês na casa da minha avó. Quando perguntei de onde veio o livro, ela me disse que há uns 20 anos atrás minha madrinha (irmã da minha mãe) havia começado a estudar francês para imigrar para o Canadá, mas eventualmente acabou desistindo. Nunca havia ouvido nada a respeito do Canada até então. Sabia que era um país e que era frio. Comecei a pesquisar mais e achei tão diferente do Brasil que comecei a gostar cada vez mais. Na época ainda não havia Internet e lembro que usei a enciclopedia Barsa pra aprender um geral sobre diversos aspectos do país (clima, esportes, cultura, geografia, etc). Mas, a vida acontece e acabei realizando esse sonho somente aos 30 anos quando consegui a residência permanente e imigrei pela província do Québec.

Qual era a sua expectativa com o mercado de TI, pensando na sua chegada ao Canadá?
Eu estava aberto a qualquer coisa, realmente. Queria muito que tudo desse certo e me esforcei bastante quando cheguei em Montréal para conseguir algo na minha área. Sou muito grato pelas oportunidades que tive.

Como você conseguiu e quanto tempo demorou para ter a sua primeira experiência  de trabalho na área de TI no Canadá? 
Ainda em São Paulo havia me preparado bastante fazendo aulas particulares em francês com simulação de entrevistas de emprego. Apliquei para anúncios em sites de empregos e tive muita sorte: fiz entrevistas para 4 empresas diferentes em 2 semanas, logo após a chegada em Montréal. Com apenas 1 mês de Canadá já estava trabalhando!

Qual a sua visão do mercado de TI em Ottawa? 
Olha, o mercado aqui pra mim ainda é uma incógnita, apesar do fato de que Ottawa sedia o maior centro tecnológico do Canadá nunca fui chamado para uma única entrevista nas empresas do Kanata Tech Park que apliquei em 2019, mesmo tendo 6 anos de experiência no Canadá. Houveram algumas entrevistas e testes para 2 empresas do governo federal (Crown Corporations) que apliquei, mas que acabaram não indo pra frente.

Adoro a cidade, mas confesso que minha procura por emprego por aqui foi um processo pouco agradável. Você vê muitas vagas sendo anunciadas e oportunidades mas quando aplica, recebe pouquíssimo retorno.

Na sua percepção, Ottawa ou Montréal tem mais demanda para profissionais de TI?
Minha percepção é de que eu era muito mais abordado via Linkedin para novas oportunidades e conexões quando morava em Montréal do que quando mudei para Ottawa.

Montréal tem um mercado bastante atrativo. Muitas oportunidades, boas empresas de tecnologia, principalmente na área de games. Uma coisa que pouca gente sabe e que o governo de Québec oferece incentivos milionários como redução de impostos e subsídio de salários para empresas estrangeiras que decidem se sediar e contratar em Québec. Isso é uma vantagem competitiva muito grande.

Conte como foi o seu primeiro ano no Canadá, profissionalmente falando.
Foi um misto de excitação e frustração! Fiquei muito feliz por começar a trabalhar em menos de 1 mês após imigrar para o Canadá. Meu primeiro trabalho eu precisava me comunicar em inglês e francês e a mistura de ambos os idiomas no contexto profissional foi algo bem dificil pra me acostumar. Algumas pessoas falavam somente em inglês outras somente em francês. Pra quem vem de um país monolíngue, isso foi bem curioso no começo. 

Apesar de ser um ambiente de trabalho desafiador, linguisticamente falando, era uma empresa extremamente engessada e isso me incomodava bastante. Outra coisa que me assustou foi a falta de comprometimento das pessoas que trabalhavam lá.

Apos 10 meses nessa empresa, em 2014 tive a sorte de ser o escolhido em um processo seletivo para um banco americano com um centro tecnológico em Montréal. E onde permaneço até hoje, após um breve intervalo na segunda metade de 2019 quando trabalhei para uma empresa sediada em Ottawa.

Como você enxerga a sua carreira profissional na área de TI hoje, após 7 anos no Canadá? 
Quando sai do Brasil, eu era gerente de TI. Não tive a pretensão de tentar nada na área gerencial quando cheguei aqui por conta da diferença cultural e da língua. Acredite, se você se considera fluente em inglês/francês enquanto ainda mora no Brasil, sua percepção vai mudar bem rápido quando mudar pra cá.

Decidi por voltar a área técnica e evoluir minha carreira naturalmente pra onde minha pretensão me guiar. Não vejo carreira como um caminho a percorrer na área X ou Y, mas como um conjunto de experiências e habilidades que você coleciona ao longo da sua jornada profissional e que lhe proporcionam oportunidades de flutuar entre diferentes áreas dependendo do seu desejo em determinado momento. 

Tenho a sorte de trabalhar para uma empresa excelente, de longe a melhor que já trabalhei em pouco mais de 20 anos de carreira. Há muito espaco para crescimento e desenvolvimento profissional, mas isso não vem sem o devido mérito. Seja no âmbito técnico ou gerencial, creio que ainda existem muitas oportunidades pra mim no futuro.

Qual conselho você daria aos profissionais de TI que pensam em vir para o Canadá e trabalhar na área aqui? 
Primeiramente, se você tem experiência na área de TI seja paciente e tente vir com o PR (residência permanente). Pode ser um processo mais demorado, mas irá valer a pena pois a aceitação do mercado é muito maior e você chega podendo trabalhar full-time e não apenas as 20 horas como quem vem para fazer College.

Segundo seria ter humildade. Seja humilde, sempre. Isso vale não só para profissionais de TI mas pra qualquer pessoa querendo viver em outro país. Lembre-se que você esta vindo a um país com uma cultura e língua diferentes da sua. Muito provavelmente seu primeiro emprego não será o emprego dos sonhos e o primeiro salário longe do que você gostaria. Não desanime pois é tudo uma questão de tempo até você chegar lá. Seja grato pelas suas conquistas e pela oportunidade de estar aqui. 

Agora vai lá no Discovering Canadá conferir o que o marido da Thai tem a dizer sobre seu primeiro ano em terras canadenses. Para acessar clique aquiUm beijo,

Comentários

  1. Excelente, Nanda. Adoramos saber mais sobre a experiência de quem chegou com o PR e a comparação das cidades. Nossa parceria foi muito legal, obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é interessante ver essas diferenças. Obrigada pela parceria!

      Excluir
  2. Muito legal, Nanda! Adorei saber sobre o relato do seu marido! Muito verdade as dificuldades com a língua, né? Vou lá conferir o relato do marido da Thai!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda