Comunidade e Recepção dos Brasileiros no Canadá | Especial de Aniversário

Verão de 2013 em Montréal

Olá! Nesse mês de agosto estou comemorando 7 ANOS no Canadá e, juntamente, com a Thaine do Blog Discovering Canada que está completando o primeiro ano no Canadá, criamos uma parceria 'Especial de Aniversário' para falarmos sobre alguns temas e como está a nossa realidade diante da expectativa que tínhamos antes de chegar aqui. Acreditamos que será muito rico dividir um pouco das nossas experiências com você. 

Serão 3 temas ao longo deste mês, que temos certeza que podem te ajudar no seu Plano Canadá. O primeiro tema é: Expectativa X Realidade: Comunidade e recepção dos brasileiros no Canadá

Como você via a comunidade brasileira no Canadá quando estava no Brasil e como foi na realidade? 
Quando estava pesquisando a vinda para o Canadá em 2011 ainda não havia muitas fontes de brasileiros na Internet. O que eu lia muito eram as informações em blogs. Para ser sincera, eu não me recordo de ter nenhuma expectativa sobre isso. Eu focava minha pesquisa em assuntos que me preocupavam muito como o inverno. Sim, eu tinha um medo danado de passar frio e me lembro bem de como os videos da Mandy e Mais no Youtube me ajudaram. Afinal, na época ela era uma moça que tinha saído da Bahia e ido morar em Québec Ville, onde chega a menos 30 facilmente. 

Assim que chegamos, no verão de 2013, eu achei a comunidade brasileira de Montréal muito receptiva. Compramos muitos móveis de segunda mão de uma família brasileira que estava mudando de provincia. Fomos em uma festa junina da comunidade brasileira e todos que encontramos estavaminteressados em nos conhecer. Além disso, a rede de prestadores de serviço brasileiros é bem sólida e logo eu já tinha podólogoa, depiladora, cabeleireira etc. Também conhecemos, por grupo do Facebook, um casal muito bacana que a moça trabalhava em uma loja de esporte e que nos vendeu casacos de inverno com um preço ótimo e depois se tornaram amigos. 

Como foi e quanto tempo você demorou para fazer amizades com brasileiros no Canadá? 
Em poucos meses eu comecei a fazer contatos com outros brasileiros. Mas, no começo, eles eram 'colegas' e eu sentia muita falta das minhas amigas do Brasil. Amigas de infância, com quem eu convivia até mais do que com algumas pessoas da minha família. Com o tempo as relações foram se fortificando e tinhamos até mais de uma turma de grandes amigos. Foi muito legal ter a oportunidade de ver as amigas daqui engravidarem, tendo filhos e as crianças brincarem juntas. 

A maioria das amizades que fiz em Montréal foram acontecendo naturalmente. Já os amigos de Ottawa eu conheci por conta do meu trabalho e do meu perfil no Instagram. Mas, minha rede aqui na nova cidade ainda é minuscula. Entretanto, temos já pessoas que gostamos muito e vice-versa! 

Você sentiu muito a falta dos seus amigos do Brasil no seu primeiro ano de Canadá? 
Claro, o primeiro ano é cruel! Você ainda não tem uma rede de apoio no Canadá, está muito ligado as suas amizades no Brasil e parece que está perdendo TUDO. Seus amigos continuam frequentando os mesmos bares, fazendo suas festas de aniversário, casando e você perde todas as celebrações. Pior ainda, seu amigos passam por divorcios, perdem o emprego e você não está lá. Mas, com o passar do tempo, a gente percebe que os amigos de verdade você terá para sempre, independente da distância. Eles sempre vão encontrar um tempinho para mandar uma mensagem pelo whatzap e quando você for para o Brasil será uma delicia revê-los. 

Você acredita que criou raízes e realmente fez amizades verdadeiras com brasileiros no Canadá? 
Certamente! São poucas as pessoas. Mas tenho amigas brasileiras que eu amo e nas quais eu confio muito. Aliás, eu não tenho nenhuma amizade sólida com uma pessoa que não seja brasileira. Tenho colegas de outras nacionalidades, mas tenho dificuldade em manter o mesmo grau de intimidade com pessoas de outras línguas e de um background tão distinto. Acho que ter as mesmas referências culturais ajuda a criar laços. 

Qual era a sua expectativa com relação a ajuda e união dos brasileiros no Canadá e qual foi a realidade? 
Como disse anteriormente, tinha expectativa zero de que receberia ajuda de alguém só por ter a mesma nacionalidade. A realidade é que a maioria das pessoas me deu ótimas dicas quando eu era récem chegada. Logo, o saldo foi positivo. 

Você acredita que os brasileiros precisam sempre se ajudar, estando em outro país? 
Sim. Principalmente eu acho que devemos sempre ajudar os recém chegados com qualquer informação que possamos dar em relação a benefícios do governo, sistema de transporte, serviços gratuitos etc. Mas, acho que tem um limiar entre querer ajudar e se tornar aquele 'chato sabe tudo' que impõe a sua verdade para os outros. 

Também acho que tem muito brasileiro que está aqui de longa data e é amargurado por não ter atingido as sua realizações profissionais e/ou financeiras e que fica colocando negatividade nos sonhos e projetos dos recém chegados. Então é preciso cuidado na hora de ouvir conselhos. Questione, filtre e SEMPRE busque a fonte oficial. Não seja ingênuo! 

Como você já foi ajudada ou já ajudou brasileiros depois de chegar no Canadá? 
A maior ajuda que recebi de uma brasileira foi para conseguir o médico obstreta para acompanhar a minha gravidez. Serei eternamente grata! De maneira geral, eu só recebi coisas boas de outros brasileiros e tento continuar passando essa vibe de colaboração para frente, pois eu desejo de coração que isso se perdure na nossa comunidade. Se eu puder influenciar uma pessoa a ajudar outra pessoa isso me deixará muito realizada! 

Agora, vão lá conferir as vivências da Thaine no Blog Discovering Canada o link está aqui. Eu já li e achei super interessante! Um beijo, 

Comentários

  1. Adorando a nossa parceria! Muito bom entender e enxergar melhor algumas coisas de diferentes pontos de vista. Sua história é incrível! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou adorando! Sua postagem me faz reviver o primeiro ano.

      Excluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda