Lucia Guder | Especial Brasileiras em Ottawa

Photo by Morgana Motta
Quase impossível você estar planejando sua vinda para o Canadá, ter acesso as redes sociais e não ter se deparado com o a Lucia Guder. Ela está à frente do @canadamaisqueumsonho, um perfil criado em meados de 2019, que construiu uma reputação bastante positiva e teve um crescimento bem rápido. Aproveite cada uma das dicas valiosas dessa entrevista do especial #brasileirasemottawa

Conte um pouco sobre você. 
Me chamo Lucia, sou natural de Marechal Cândido Rondon, uma cidade do interior paranaense e antes de vir para o Canadá morava na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. Era bombeira militar e servi a corporação por seis anos. 

Como foi sua vinda para o Canadá? 
Eu e meu marido chegamos no Canadá em maio de 2019. Atualmente estou com o Study Permit e cursando o programa Police Foundations no Algonquin College. Escolhi esse curso por ter similaridade com o meu background e por poder alavancar o meu currículo para uma futura aplicação para a polícia canadense. Além disso, estamos em busca da residência permanente.

Por que escolheu Ottawa? 
Ottawa é uma cidade encantadora e não há qualquer possibilidade de não querer ficar aqui. O ar europeu é nítido e isso me agrada fortemente. A capital fica em uma região estratégica do Canadá, próxima de Montreal, Toronto e New York (EUA) – cidades importantes nessa região. Além disso, a cidade conta com pontos específicos que, para nós, eram imprescindíveis para morarmos aqui: como hospitais e centros de pesquisa na área médica, número de habitantes, empregabilidade na nossa área e razoável custo de vida.

Qual seu lugar favorito para passear em Ottawa?  
Definitivamente, o meu lugar favorito em Ottawa é o Major’s Hill Park e atrações próximas. Esse lugar é especial para mim desde o primeiro dia em que cheguei aqui. É um grande parque com vista para o Parliament Hill, Alexandra Bridge, Chateâu Laurier, Heritage Building, Catedral de Notre Dame e a National Gallery. Não dá para deixar de visitá-lo!

Tem algo na cidade que te incomode muito?
Sim, o transporte público. Não é algo que me agrada devido ao tempo de deslocamento. Ottawa é uma cidade com grandes proporções geográficas e isso afeta a distribuição das rotas do transporte público e, consequentemente, atrasos e cancelamentos de linhas.

Se pudesse morar em qualquer cidade no Canadá, qual escolheria? 
Escolhi Ottawa para viver e não me arrependo. Cheguei a considerar Calgary, mas exclui a possibilidade devido à crise do petróleo e taxa de desemprego. Excluímos Toronto da lista devido ao alto custo de vida. E, quem sabe, em breve, iremos explorar a Costa Leste em busca de formas de imigração.

Qual está sendo o seu maior desafio em morar em um novo país? 
Sem dúvidas, o idioma. Sinto muita dificuldade no inglês e essa é a minha luta diária. A cultura é diferente e em alguns momentos também me sinto deslocada, mas era algo que eu já esperava e estou lidando com isso. Mas o idioma, esse sim é o meu maior desafio.

Compartilhe alguma reflexão que esse momento de pandemia te trouxe.
Valorize mais a sua família, você não sabe o que pode acontecer no dia de amanhã.

Que conselho você daria para quem está no Brasil e quer muito vir pra cá?
Estude inglês, estude inglês e estude inglês! Não menospreze o aprendizado do idioma. Não pense que aprenderá aqui. Não pense que aqui será mais fácil. Estude inglês o MÁXIMO que você puder.

Fale sobre a sua presença nas redes sociais. 
Eu e meu marido compartilhamos diariamente a nossa vida pelo nosso perfil no Instagram @canadamaisqueumsonho e temos também alguns vídeos no Youtube no canal Canadá, mais que um sonho. O Instagram, para mim, é uma terapia e uma ferramenta de networking
Hoje contamos com quase 12 mil pessoas na nossa rede e nos conectamos com pessoas do mundo inteiro. Lá você irá encontrar conteúdos sobre a carreira médica e policial no Canadá, nosso processo de imigração, dicas de inglês, turismo e muito mais. Vale a pena conferir!

Espero que o conteúdo tenha te inspirado e amanhã tem mais uma entrevista por aqui. Um beijo,

Comentários

  1. a Lucia eh realmente uma inspiração. Muita força de vontade e pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito legal conhecer um pouquinho mais sobre a Lucia! Sempre que leio as reflexões dela no Instagram acho interessante! 12 mil seguidores, uau!! Muito bom, parabéns! Sucesso para vocês!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por comentar, Nath. Sucesso para todas nós!

      Excluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda