Carol Camanho | Especial Brasileiras em Ottawa

Fotos do arquivo pessoal

Dando continuidade a última semana do especial #brasileiraemottawa, hoje eu trago a famosa e irreverente Carol Camanho, do Era uma vez um podcast. Se você fizer uma pesquisa sobre brasileiras no Canadá, facilmente vai se deparar com a sua personalidade vibrante. Eu confesso que sou fã e a acompanho desde a época que ela morava em Vancouver e gravava os vídeos super divertidos do canal Fala Maluca. Na época, as gravações eram em parceria com a Lu Azevedo  que continua produzindo um ótimo conteúdo para o You Tube. 

Conte um pouco sobre você. 
Sou a Carol, morava no Rio de Janeiro. Formada em Design Grafico, mas trabalhei como compositora de efeitos visuais para cinema por muitos anos, depois virei fotógrafa full time e vim para o Canadá largando minha carreira para ser mãe full time.
Fotos do arquivo pessoal
Como foi sua vinda para o Canadá?
Vim pro Canadá com meu marido em 2012 a trabalho. O Canadá não estava nos nossos planos em momento algum. Mas, nos apaixonamos na primeira semana! Mesmo no meio da chuva de Vancouver. Moramos lá por 7 anos, onde conseguimos nossa residência permanente (antes de existir o processo do Express Entry), tivemos dois filhos e nos tornamos cidadãos.

Por que escolheu Ottawa?
Escolhemos Ottawa porque meu marido comecou a trabalhar de casa e não fazia mais sentido morar numa cidade tão cara e com risco de um mega terremoto a qualquer momento. Queríamos uma cidade pequena (em comparação com as do Brasil), mas não minúscula e com boa infraestrutura.

Qual seu lugar favorito para passear em Ottawa? 
Ainda não temos um lugar preferido pra passear aqui. Nos mudamos no verão de 2019, então ainda estamos conhecendo a cidade.

Tem algo na cidade que te incomode muito?
O que me incomoda, mas não muito, é o inverno ser longo. Mas os dias ensolarados ajudam.

Se pudesse morar em qualquer cidade no Canadá, qual escolheria? 
Ottawa. Se não der certo aqui, não vai dar em nenhum outro lugar do Canadá. 

Qual foi o seu maior desafio em morar em um novo país? 
Talvez a crise do não pertencimento por morar fora. Não tenho referências aqui por não ter nascido e sido criada aqui. Mas, também não tenho mais referências recentes do Brasil. Não consigo me expressar melhor nesse sentido, mas costumo dizer que sou cidadã do mundo. 

Compartilhe algum aprendizado que esse momento de pandemia te trouxe.
Definitivamente o senso de coletividade é o que nos faz mais fortes.

Que conselho você daria para quem está no Brasil e quer vir pra cá?
Não haja por impulso. Planeje muito!!! 

Fale sobre a sua presença na Internet. 
Eu tenho um podcast para crianças onde conto historias clássica, originais, de ouvintes e contos do mundo inteiro chamado Era Uma Vez Um Podcast que você pode conhecer acessando o site aqui. Também estou no Instagram com o perfil @eraumavezumpodcast onde compartilho um pouco do meu dia a dia como mãe de dois. 

Espero que tenha gostado e amanhã tem mais uma entrevista! Um beijo,

Comentários