Adaptação à Cultura Canadense | Especial de Aniversário


Continuando a série de posts comemorativos de 'Especial de Aniversário' no Canadá, em parceria com a Thaine do Blog e Instagram Discovering Canada, o segundo tema que vamos abordar em conjunto é: Expectativa X Realidade: Adaptação à Cultura Canadense. E aí passado o primeiro ano você acha que a Thai já se aclimatou? E eu depois de 7 ANOS, será que virei completamente canadense? Acredito que você vai gostar de conferir as respostas, pois tem muita curiosidade. 

Qual era a sua expectativa em relação à cultura canadense?
Olha eu sabia pouco antes de me mudar e na grande maioria eram aqueles esteriótipos de falar sorry, tomar muito café do Tim Hortons, ser fanático por hockey e gostar de caçar.  

O que você descobriu chegando aqui, sobre a cultura canadense, que te deixou mais espantada? 
Uma coisa que me deixou espantada no começo foi que ninguém escova os dentes depois do almoço. O comum por aqui é escovar apenas duas vezes ao dia. Também estranhei o costume de usar o antebraço para espirrar ou tossir, mas logo achei que fazia sentido e adotei.    

Comente sobre algo positivo e algo negativo da cultura canadense, na sua opinião.
Positivo: Algo que eu adoro é que ser workaholic não é bem visto por aqui. Ao contrário, podem até achar que você não está dando conta da sua função. Então aqui você não vai ouvir dos colegas de trabalho comentários como:  "Nossa, tá indo embora cedo!" Sendo que você está com o seu trabalho em dia e saindo no seu horário normal.

Negativo: Já algo negativo da cultura canadense é em relação as festas. Acho tudo muito cheio de protocolos, muitas vezes sem poder beber alcóol (tem que pagar uma licenca para poder servir alcóolicos mesmo num evento particular, como um casamento) e com comida contada. Nisso, eu prefiro o jeito brasileiro de festejar: com calor humano, um vinho ou uma cervejinha e comida farta!  

Na sua opinião, quais as principais e nítidas diferenças entre a cultura canadense e a cultura brasileira?
Uma nítida diferença é o respeito com o tempo do outro. Os brasileiros costumam tratar com normalidade os atrasos mesmo no ambiente de trabalho e até falamos do tal '15 minutos de tolerância'. Já os canadenses são extremamente pontuais e sempre avisam se forem chegar mais tarde. 

Também noto que os brasileiros gostam mais de cuidar da aparência e das roupas. Enquanto os canadenses não se importam muito na hora de se vestir e são extremamente casuais, com raras exceções. Alguns chegam ao desleixo de usar roupas furadas ou bem amassadas. 

Como foi a sua adaptação à cultura canadense no primeiro ano de Canadá?
Falo disso no post comemorativo do primeiro ano, que você pode acessar clicando aqui

Como está a sua adaptação à cultura canadense no sétimo ano de Canadá? 
Me sinto completamente adaptada! Tenho minha mini-van, sou membra do supermercado Costco, prefiro muito mais assistir uma partida de hockey que um jogo de futebol e a nossa garagem é lotada de tralha, onde cabe de tudo menos carro (que fica estacionado na driveway). 

Brincadeiras à parte, eu me idendifico muito com os valores canadenses. Gosto do jeito deles de demonstrar carinho sem serem invasivos, de se preocuparem com o coletivo, de darem menos valor para títulos do que para experiência de trabalho e de respeitarem as diferenças culturais e religiosas. 

Agora clique aqui para acessar o blog Discovering Canada e ler o post da Thai sobre o primeiro ano que está bom demais. Semana que vem tem mais! Um beijo,

Comentários

  1. Muito bom ler o relato de vocês! Desejo MUITO sucesso para vocês duas! Espero que sejamos amigas no mundo real aqui também!! Sinto muita identificação com vocês e fico feliz de saber que a Nanda já ta adaptada!! Eu temo não me adaptar nunca as vezes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath você sabe que é recíproco. Logo iremos nos conhecer. Sobre se adaptar não se cobre tanto. Talvez não seja a cidade ou a província que tem mais a ver com você, por exemplo.

      Excluir
    2. Nath, com certeza seremos todas amigas no mundo real, assim como já somos no virtual e nos identificamos com tanta coisa! Nós vamos nos adaptar sim, tenho fé! Hahahaha

      Excluir
  2. Nanda, adorei os seus pontos de vista e concordo com todos! Fico muito feliz pela sua adaptação, e espero poder comemorar assim como você em breve!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda