Paula Dantas | Especial Brasileiras em Ottawa

Fotos do arquivo pessoal
Hoje termina o especial do mês de julho #brasileirasemottawa e a participação é com a Paula Dantas, uma pessoa muito querida que conheci pelo Instagram @levaumcasaquinhocanada e que tivemos o prazer de receber na nossa casa, juntamente com a sua família, nos primeiros dias no Canadá. Super determinada, em pouquíssimo tempo ela já estava trabalhando, tirando habilitação, comprando carro etc. Ela teve uma ótima estratégia para mudar para Canadá já vindo com a residência permanente. Aproveite as suas dicas valiosas e os bons conselhos! 

Conte um pouco sobre você.
Sou a Paula, tradutora formada em Letras Inglês e Francês, carioca fajuta que não gosta de praia nem de calor e gamer nas horas vagas. Atualmente, trabalho na Old Navy e acabo de ser promovida para um cargo de gerência.
Como foi sua vinda para o Canadá?
Eu, meu marido e nossa filha de 7 anos chegamos em novembro de 2019 como PR, ou seja, residentes permanentes. Nós já passamos de 30 primaveras e não tínhamos condições financeiras de imigrar com visto de estudos/trabalho. Por isso eu fiz ENEM novamente, passei para Francês na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e com essa segunda graduação, mais minhas notas altas no IELTS (inglês) e TEF (francês) , conseguimos nosso PR ainda no Brasil pelo processo Express Entry - FSW.

Por que escolheu Ottawa?
O marido queria Toronto, eu queria Montreal, Ottawa foi o nosso meio termo. Custo de vida, boas escolas, mercado de trabalho para ele (TI) e para mim (vagas de tradutora/linguista no governo), proximidade com a cultura francófona, além da vontade de desacelerar um pouco escolhendo uma cidade menor foram os fatores mais relevantes na nossa escolha.

Qual seu lugar favorito para passear em Ottawa? 
Com a pandemia nós não tivemos tanta oportunidade de desbravar a cidade, mas gostamos muito da trilha Jack Pine que é super leve e boa para crianças e adoramos o pub Heart & Crown.

Tem algo na cidade que te incomode muito?
O transporte público é muito ruim. Para quem era do RJ, acostumado a não esperar mais de 5 minutos para pegar um ônibus, aqui é um pesadelo. O meu marido levaria mais de uma hora de ônibus para ir ao trabalho num trajeto que fazemos em 10 minutos de carro. Para o meu trabalho, uma distância de 25 minutos de carro, seria muito pior, quase inviável.

Se pudesse morar em qualquer cidade no Canadá, qual escolheria? 
Me apaixonei por Ottawa e não me vejo morando em nenhum outro lugar, pelo menos até a filhota ir para a faculdade.

Qual foi, ou está sendo, o seu maior desafio em morar em um novo país? 
A carreira de tradutor aqui é regulamentada, então ainda preciso de diversos certificados, bem caros, para poder atuar como tradutora juramentada. Outra questão que, não é exatamente um problema mas torna o desenvolvimento da minha carreira mais demorado, é o fato dos cargos de tradutor/linguista no governo geralmente lidarem com informações confidenciais, então eles costumam contratar apenas cidadãos canadenses. Até ter a cidadania pretendo melhorar meu currículo, fazendo um mestrado na área de tradutor/intérprete e desenvolvendo minhas skills de leadership onde trabalho atualmente.

Compartilhe algum aprendizado ou reflexão que esse momento de pandemia te trouxe.
Parece besteira, mas nosso amor pelos jogos online nos preparou muito para lidar com o isolamento físico e com a própria imigração. Estamos acostumados a ter amizades pela internet (algumas delas de mais de 10 anos), com pessoas com quem conversamos e jogamos diariamente, mas que vimos pessoalmente poucas vezes. A pandemia serviu para reafirmar como o carinho e a amizade não dependem de presença física.

Que conselho você daria para quem está no Brasil e quer muito vir pra cá?
Planeje e pesquise MUITO! Tente prever cada centavo que irá gastar e cada cenário possível, o pior e o melhor. Custo de vida, escolas, lazer, lifestyle, comida, trânsito... A vida pode te surpreender, é claro, mas se você estiver preparado conseguirá tirar o melhor da situação. AH! E APRENDA FRANCÊS! É um baita diferencial em diversos cargos por aqui.

Fale sobre a sua presença nas redes sociais. 
Tenho o perfil @levaumcasaquinhocanada no Instagram onde compartilho nossas nerdisses, passeios, boa comida e a nossa vida em Ottawa, além de algumas dicas de inglês e francês. E, em breve,  serei tradutora certificada aqui em Ontário e aqueles que precisarem de tradução juramentada poderão me contatar através do meu site.

Perdeu alguma entrevista? Aproveite a visita aqui no Blog e coloque a leitura em dia. Um beijo,

Comentários

  1. Luiza Innocenti29 julho, 2020

    Nossaa! Phan muito guerreira! É o maior exemplo de criar uma meta e correr atrás ao longo de anos para conquistar o objetivo! Realizar um curso de graduação com foco na mudança, se preparar e se planejar! Tudo! Só admiração! Muito amor essa entrevista ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  2. Nossa, a Paula arrasou no planejamento canada, falei no meu último vídeo no YouTube ainda, o tempo que a gente já está pronto com os testes primeiros testes de proficiência de francês e documentos traduzidos esperando, eu já poderia ter feito uma outra faculdade inteira! Achei sensacional a sacada, o planejamento, vir com um bom inglês e francês! Eu ainda to penando com o inglês e querendo fugir do francês que nunca me agregou nada aqui! Excelente entrevista!! Boa sorte para Paula com todos os desafios que acabamos inevitavelmente encontrando por aqui apesar de um bom preparo e planejamento desde o Brasil!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda