Mariana Santos | Especial Brasileiras em Ottawa

Dando continuidade ao especial #brasileiraemottawa hoje é a vez da Mariana Santos que tem uma história bem peculiar. Nascida no Canadá, ela fez o caminho inverso: foi morar no Brasil, lá se apaixonou e casou com um brasileiro e voltaram juntos para Ottawa. Confira a entrevista dessa linda grávida em estado de graça. 

Conte um pouco sobre você. 
Meu nome é Mariana sou Personal Trainer e Wellness Coach. Eu morei no Rio de Janeiro por quase 7 anos e lá descobri minha outra paixão que é dar aula de inglês também. Eu AMO dançar! Conheci o meu marido através de uma aula de dança no Rio (ele é professor de dança) e a dança é uma parte muito importante nas nossas vidas. Sou viciada em música brasileira!
Como foi sua vinda para o Canadá?
Na verdade, eu nasci aqui mesmo. Os meus pais são brasileiros (meu pai é do Rio Grande do Sul e minha mãe é do Amazonas). Meu pai chegou no Canadá na década de 80 e a minha mãe veio logo depois.

Por que escolheu Ottawa?
Eu nasci e fui criada aqui. Nunca morei em outra cidade no Canadá. 

Qual seu lugar favorito para passear em Ottawa? 
Eu amo passear no centro!

Tem algo na cidade que te incomode muito?
Sempre me incomodei muito com o OC Transpo, o sistema de ônibus daqui. Mas fiquei no Brasil durante quase 7 anos e percebo que deu uma melhorada. Mas ainda poderia melhorar muito!

Se pudesse morar em qualquer cidade no Canadá, qual escolheria? 
Eu não conheço, mas sempre me falam que eu gostaria muito de Victoria ou Vancouver porque eu não gosto do frio!

Qual foi o seu maior desafio em morar em um novo país? 
Eu fui morar no Rio de Janeiro sozinha com 25 anos e foi bem desafiante pois eu não falava muito bem o português. Mas acabou sendo a experiência mais incrível da minha vida! Passei por muitos obstáculos que só me fortaleceram, conheci amigos incríveis e conheci o meu marido, o amor da minha vida.
Quase dois anos atrás decidimos vir pra Ottawa porque começamos a pensar em ter um bebê. Tem sido um desafio me adaptar de novo (porque fiquei quase 7 anos fora), tinha me acostumado com a vida social no Rio e também não estava mais acostumada com o inverno (que sempre odiei!). Foi mais difícil ainda para o meu marido porque ele não falava inglês e não conhecia ninguém aqui. Os primeiros meses foram bem complicados, mas vencemos esse desafio mais fortes e unidos e agora temos a nossa pequena Bella que está a caminho. Então está tudo indo de acordo com os nossos planos.

Compartilhe algum aprendizado que esse momento de pandemia te trouxe.
Para mim, tem sido uma oportunidade de relaxar e pensar muito bem sobre o que eu quero para o meu futuro. As vezes com tanta correria, você não consegue parar para pensar tanto no que é realmente importante para você e sua felicidade. Com isso, tenho mudado várias coisas na minha vida que pretendo continuar fazendo, com ou sem pandemia!

Que conselho você daria para quem está no Brasil e quer vir pra cá?
Acho que essa pergunta é difícil eu responder porque nunca passei por esses processos de visto. Estamos no processo de imigração do meu marido, mas como o processo dele é de spousal sponsorship, acaba sendo mais tranquilo (apesar de termos passado por algumas situações estressantes também).
Mas, eu sempre acho que se você tem um sonho, você não pode desistir! Se tem alguma coisa que você não passa um dia sem pensar, é um sinal que você tem que fazer de tudo para fazer isso virar realidade. Com a força de vontade você estuda inglês mesmo não querendo, você conhece pessoas que vão te ajudar no seu caminho e aos poucos as portas vão se abrindo! E acredito que isso vale para qualquer sonho!

Fale sobre a sua presença na Internet. 
No meu Instagram @mariana.coaching eu dou dicas de como viver uma vida mais saudável e feliz, cuidando sempre do seu corpo com amor! Também tenho o perfil @verygringa, onde dou dicas de inglês.  

Se você perdeu as entrevistas anteriores, aproveite a visita e leia os post mais poulares. Um beijo,

Comentários

  1. Muito legal sua entrevista, Nanda! Tenho sentido muita identificação com todas essas mulheres! Essa pandemia também me fez desacelerar e perceber o que realmente me importa e querer ter uma vida com mais significado também! Boa sorte para todas nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gostosa a sua presença aqui, Nath. Me dá muito entusiasmo em continuar.

      Excluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda