Gabriela Castro | Especial Brasileiras em Ottawa

Photo by Dwayne Brown
Hoje no especial #brasileiraemottawa a entrevista é com a Gabriela Castro que atua como Gerente de Projetos e também faz um trabalho muito bacana sobre empregabilidade, mais especificamente com  a ferramenta LinkedIn, que é super importante no mercado de trabalho canadense. Confira os insights da Gabby sobre adaptação cultural e seus ótimos conselhos para quem deseja imigrar. 

Conte um pouco sobre você. 
Sou de Belo Horizonte, mas nos últimos 10 anos de Brasil eu morei em São Paulo. Em BH me formei em Redes de Computadores e em SP conclui meu MBA em Finanças pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Trabalhei por quase 8 anos na Telefônica/Vivo e depois quase 3 anos na Liq, antiga Contax.
Meu hobby? Fácil! Eu amo viajar! Do Brasil eu conheço quase 20 capitais e mais de 50 diferentes cidades. No mundo, já fui a 20 diferentes países e estou desesperada por voltar a voar!
Como foi sua vinda para o Canadá? 
Vim em 2017 como International Student pelo Algonquin College. Fiz o curso de Project Management e após me formar em 2018, comecei a trabalhar na área imediatamente. Cheguei com visto de Work Permit e me tornei Permanent Resident. O próximo passo é a cidadania! 

Por que escolheu Ottawa? 
Cogitei Toronto, mas o custo alto de moradia e a porcentagem de imigrantes (quase 50%) me fizeram optar por Ottawa. A capital canadense tem 24% da população imigrante e me proporciona uma vivência mais Canadian. Não me arrependo da escolha. Amo Ottawa, a cidade é lindíssima, com muita natureza e fácil acesso a Montreal e Toronto.

Qual seu lugar favorito para passear em Ottawa? 
No verão, eu gosto das praias como a Money’s Bay e a Constance Bay. Acho incrível termos esse verão lindo e como tudo fica tão verde após 7 meses de cinza. No inverno, eu amo caminhar no centro, dar a volta na Portgage Bridge e apreciar a vista de Ottawa por Gatineau. Não me canso de admirar a beleza do rio e da vegetação, lindo demais.

Tem algo na cidade que te incomode muito?
Diria que o transporte público é de longe o que eu menos gosto em Ottawa. A cidade não foi desenhada para andar de ônibus/metrô e são pouquíssimas as coisas que você consegue fazer a pé. Acho que isso é algo a melhorar e muito!

Se pudesse morar em qualquer cidade no Canadá, qual escolheria? 
Acho que eu moraria em Toronto, mas dependeria muito das condições, pois eu realmente amo Ottawa. Só uma oferta de trabalho muito boa para me tirar daqui!

Qual foi o seu maior desafio em morar em um novo país? 
Não saberia dizer o maior desafio, mas as diferenças culturais são, com certeza, um big challenge. Muita gente acha que isso é refletido somente na língua, mas ela é apenas parte das diferenças culturais que o novo 'meio' te traz. Como você se porta com novos amigos, em festas, no ambiente profissional. O estilo de vida, o tempo das coisas, tudo é muito diferente. Mudar de país requer estar aberto a mudanças, pois elas virão com toda certeza.

Compartilhe alguma reflexão que esse momento de pandemia te trouxe.
Para mim, diria que a questão da saúde mental e fisíca, e como elas precisam viver em conexão. Essa 'vida moderna' em que estamos sempre correndo nos faz algumas vezes parar de viver e começar a simplesmente a ver a vida passar. Essa pandemia, trabalhar de casa, traz um pouco do controle de volta a sua vida. Imagine que você gastava 2h para ir e vir e agora você tem essas 2h de volta. Como vai usá-las?  É o controle de você sobre você. 
Ao mesmo tempo, essa pandemia nos mostra que nao conseguimos controlar o futuro. Quantos de nós tínhamos planos de semanas e meses, que tiveram de ser cancelados e agora não sabemos dizer quando poderão acontencer. A forma como você lida com tudo isso, diz muito sobre qual será o impacto na sua saúde mental.

Que conselho você daria para quem está no Brasil e quer muito vir pra cá?
Eu daria alguns (risos) mas vou focar em dois. O primeiro? Leia! Leia o site oficial do IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada), leia os blogs, mas não leia só a manchete, leia todo o conteúdo e os comentários. Aprenda mais sobre as diferentes experiências. Você pode ler 100 relatos e o seu caso, muito provavelmente, ainda será diferente!

O segundo? Valorize o conhecimento. O Canadá é um país que valoriza o conhecimento muito mais que os títulos. Não à toa, a mão de obra aqui é considerada 'cara'. Sabe aquela coisa que fazemos no Brasil de 'mas é só uma olhadinha', 'ah, me dá um desconto', são coisas que eles raramente fazem por aqui. Os serviços tem seu preço, porque as pessoas estudaram para aquilo. Valorize-os! E valorize também o seu conhecimento!

Fale sobre a sua presença nas redes sociais. 
No Instagram estou como @gabbyandlinkedin, por lá compartilho dicas de empregabilidade. Não só de LinkedIn, mas resume, vagas e outras dicas relacionadas a carreira. Não só em Ottawa, mas aprendizados que você pode aplicar em qualquer lugar do Canadá.

Aproveite a sua visita aqui no Blog e leia as demais entrevistas do #brasileiraemottawa! Tem muito conteúdo bacana. Um beijo,  

Comentários

  1. Nanda, obrigada pelo convite! Adorei dividir um pouco mais da minha jornada Canadense com você e seus leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Gabby. Muito bom ter vc nesse time de mulheres que nos inspiram a vencer no Canadá.

      Excluir
  2. Muito boa reflexão da Gabriela! Eu diria que nem ver a vida passar eu estava vendo, eu estava simplesmente no automático, esperando não sei o que acontecer para começar a viver o trajeto! Assustador! Muito legal, parabéns e sucesso para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima complementação, Nath. Obrigada por prestigiar o blog. Sucesso!

      Excluir
  3. Adorei essa reportagem e essa série de entrevistas! Ontem mesmo estava planejando fazer o que a Gabby fez: iniciar o Project lançamento no Algoquin e trabalhar, mas por enquanto eu iria com permissão de estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Thais. Muito bom ter esse feedback. Sucesso nos seus projetos!

      Excluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda