Ana Paula Garcia | Especial Brasileiras em Ottawa

My Pellegrini Photography
Essa é última semana do especial #brasileirasemottawa e como entrevistada de hoje trago uma mulher abençoada. Sempre gentil e pronta para oferecer uma palavra de ânimo, a Ana Paula Garcia está presente no Instagram com o perfil @vempraottawa_canada. Confira os pontos que ela considerou na hora de escolher a capital canadense pra morar. Boa leitura!

Conte um pouco sobre você.
Me chamo Ana Paula, tenho 33 anos, casada há quase 5 anos e sem filhos (por enquanto). Sou formada em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá e trabalhei como farmacêutica em Hortolândia, interior de São Paulo, por 7 anos. Amo viajar e conhecer lugares novos. Foi através de viagens internacionais que eu descobri que precisava viver uma vida em outro país. Um outro hobby meu é maquiagem! Eu sou a louca da makeup (risos). No Brasil eu fiz cursos profissionais e cheguei trabalhar também como maquiadora freelancer nos finais de semana. 
My Pellegrini Photography
Como foi sua vinda para o Canadá?
Eu e meu marido chegamos no Canadá em dezembro de 2017. Viemos diretamente para Ottawa. Meu marido com o status de estudante em Electrical Enginnering Technician no Algonquin College e eu com visto de trabalho, Open Work Permit, que me permiti trabalhar full-time; enquanto ele pode trabalhar part-time durante o período do college.

Por que escolheu Ottawa?
Escolhemos Ottawa, primeiramente, devido à sua localização, ou seja, próxima de grandes centros como Montreal (200 km) e Toronto (450 km), além de ser próxima da fronteira dos Estados Unidos, facilitando muito o turismo e barateando os custos de viagens para o Brasil. 
Por falar em Brasil, outro ponto que nos fez pensar em Ottawa foi a pouca diferença de fuso horário com relação a São Paulo, onde reside nossa família.
Além disso, o custo de vida ser menor do que os grandes centros brilharam nossos olhos para a capital canadense. E, para bater o martelo, já tinhamos um casal de amigos que moravam aqui, e isso com certeza, nos facilitou MUITO o início da nossa caminhada aqui.

Qual seu lugar favorito para passear em Ottawa? 
Sem dúvidas, a área do Parlamento é meu lugar preferido para passear, devido à beleza das paisagens. Mas, amo os parques e as praias de agua doce também.

Tem algo na cidade que te incomode muito?
Sim, o transporte público na cidade é muito escasso. Dentre os problemas, estão o atraso de ônibus, a falta de linhas dentro de bairros, falta de ônibus. A esperança de melhora após a inauguração do metrô não foi por muito tempo, visto que há muitos problemas com as linhas de metrô também.

Se pudesse morar em qualquer cidade no Canadá, qual escolheria? 
Eu não tenho vontade de sair de Ottawa, portanto é uma pergunta difícil de responder (risos). Mas, se for para escolher por beleza, eu gostaria de morar em Calgary, para visitar os lagos mais lindos do mundo em qualquer época do ano.

Qual foi, ou está sendo, o seu maior desafio em morar em um novo país? 
O maior desafio para mim está sendo a língua, pois por mais que eu veja uma evolução nas minhas habilidades com o inglês, ainda me vejo em diversas situações com dificuldades. 

Compartilhe algum aprendizado que esse momento de pandemia te trouxe.
O maior aprendizado que eu tive com essa pandemia foi aproveitar o tempo somente para mim, sem me preocupar com trabalho e vida social. Poder me dedicar à minha casa, ao meu casamento, me reiventar na cozinha para evitar ir ao supermercado, a ter a minha vida espiritual mais fortalecida etc. Tudo isso me mostrou o quanto eu amo a minha vida e o quanto eu posso fazer as coisas que eu gosto, para aproveitar mais o meu EU.
Em contrapartida, ao mesmo tempo, eu estive mais conectada com as pessoas à minha volta através de orações, o que fez eu fortalecer a minha fé e as minhas amizades.

Que conselho você daria para quem está no Brasil e quer muito vir pra cá?
O conselho que eu daria é estudar desde sempre inglês e/ou francês, guardar muito dinheiro e preparar a mente para viver grandes desafios nessa nova vida de imigrante. Esses 3 aspectos: conhecimento, planejamento e saúde mental são fundamentais para que a caminhada seja mais leve desde o início.

Fale sobre a sua presença nas redes sociais. 
Tenho um perfil no Instagram chamado @vempraottawa_canada, onde eu compartilho sobre a minha vida aqui em Ottawa e sobre o Canadá em geral, procurando ajudar àqueles que estão planejando imigrar. Faço o conteúdo com muito carinho e vale a pena conferir! 

Um beijo e amanhã tem mais uma entrevista especial,

Comentários

  1. Reflexão excelente sobre a pandemia também! Senti o mesmo, tempo para refletir, para aproveitar a família, para mim mesma! Muito legal! Parabéns e muito sucesso para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal a sua participação. Muito grata, Nath. Pra vc em dobro, flor.

      Excluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda