Um ano no Canadá – Parte II

Continuando o resumo do meu primeiro vivendo em um país estrangeiro, trago outros temas que todo mundo tem curiosidade quando sabe que moro aqui. As duas perguntas mais comuns são: como é o inverno no Canadá? E a comida é muito diferente? Vem comigo para saber as respostas:

Inverno: eu sobrevivi!
Gente, o inverno é suportável se estamos vestidos corretamente. Quer dizer, equipados com o kit frio completo: roupa térmica por baixo, roupa “normal” por cima, super casaco com tecnologia para suportar até -40º C, luva, cachecol, touca, meia grossa e bota impermeável. 
O legal é que o inverno aqui é bonito, com dias ensolarados o que anima para sair de casa. Além disso, a neve é linda. Ela brilha como se fossem pequenos pontos de purpurina prateada. Só que depois ela fica suja, por causa dos carros e das bitucas de cigarro que os mal-educados insistem em jogar na rua.

Para aproveitar a temporada gelada o negócio é praticar esportes. Montréal tem uma estrutura bacana e acontece até uma animada “Festa das Neves” com várias atrações como patinação, tobogã e até shows.
Agora, quando neva forte - e por um longo período - fica complicado, logo em seguida, sair de qualquer lugar fechado e ir para as ruas. Se você estiver a pé vai, a cada passo, afundar na neve ainda fofinha (a sensação é parecida com a de andar em uma duna de areia). Se o seu carro não estava no abrigo de uma garagem, você terá que usar uma pá para tirar a neve na frente dos pneus. Uma chatice!

Mas, o que torna o inverno difícil é o tempo que temos que conviver com as baixas temperaturas. No ano passado ele chegou adiantado, no final de novembro e ficou até o fim de março. Quatro meses! Foi um primeiro inverno daqueles de assustar até canadense, o pior dos últimos 30 anos segundo os meteorologistas... Mas, aguentei firme e forte. Não sem reclamar um pouco, confesso. 


Comida: do Poutine a Cabana à Sucre
Foto: Interstude
Tem duas especialidades que são típicas daqui. A primeira é o Poutine. Nada mais do que batatas fritas cobertas com molho vermelho e muito queijo coalho derretido. Há também diversas variações do calórico prato. Uma das minhas favoritas  é servida no 3 Brasseurs e leva as fritas acompanhadas de cebolas caramelizadas e shimeji. Humm! 
Já a Cabana à Sucre são restaurantes bem rústicos que ficam em locais mais afastados da cidade e que abrem somente durante o inverno. Eles servem um menu com diversos pratos à base de carne porco. Tem frios, toucinho e de sobremesa um "pirulito"da tira de Sirop d’Érable. Que lembra um mel, mas que é feito com o xarope de bordo e é colocada ainda quente na neve.

Mas, a comida do dia a dia que estamos acostumados no Brasil fica fácil de reproduzir por aqui. Nos supermercados conseguimos encontrar facilmente arroz, feijão, salada, carnes, massas, frutas etc.

Quando bate a vontade de algo típico brazuca dá para recorrer aos mercados portugueses que vendem um pouco de tudo, como pão de queijo Forno de Minas e Guaraná Antártica. Até um açougue que corta picanha já descobrimos. Melhor ainda que o preço é uma pechincha e fica perto de casa.

Espero que a leitura tenha sido interessante. Semana que vem trarei um post extra falando das viagens que fizemos, das visitas que recebemos, das novas amizades que conquistamos e de como eu administro as saudades dos amigos distantes.

Se você chegou aqui agora e quer saber o começo dessa história, leia esse post aqui: 
- Um ano no Canadá – Parte I
Beijos e bom final de semana, 

Comentários

  1. Que delicia essas digamos dicas,adoro ler matérias. Assim,a algum tempo estou pensando em sair daqui e leio muitas matérias de outros lugares,sempre bom saber do clima e da comida para se adaptar.Dorei .ótimo findi...bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tathi, bacana que gostou. Obrigada pela sua visita. Tudo de bom!
      Beijos da Nanda

      Excluir
  2. É aqui tem calor também. Mas, o inverno é loooongooooo e sim tá vontade de fugir um pouquinho. Aliás, é bem normal que o povo saia de férias nessa época e vá para lugares mais quentinhos como Cuba e Orlando.
    Que bom que curtiu os posts, Lilly.
    Muito obrigada pelo carinho com o baby também.
    Beijos da Nanda

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda! Vim te conhecer! Adorei o blog, sou super apaixonada por decoração, já vi que vc tem vários posts sobre isso e provavelmente vou passar horas por aqui vendo tudo..rsrsrsrs...
    Bom, eu moraria fácil no Canadá, amo inverno, todo ano eu procuro um lugarzinho pra curtir a neve, e se tem arroz e feijão, fica melhor ainda...nos últimos dois anos fui pra Ushuaia, na Patagônia Argentina e me apaixonei, o inverno lá também é longo, começa em Maio e termina em Setembro e tem paisagens inacreditáveis de tão lindas!
    Muito bacana te "conhecer"! Já curti a página e tô linkando teu blog no meu blogroll.
    Bjão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      Feliz de te receber por aqui. Que bacana que gosta de decoração também. :)
      Bacana que curte inverno. Se um dia passar férias nesses cantos, me avise.
      Obrigada por curtir a página e tal.
      Beijos da Nanda

      Excluir
  4. Olá, Nanda!
    Fico feliz que tenha gostado das agendas! Obrigada por curtir minha página! A sua, eu já havia curtido! Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda