Planejando um quarto Montessori para o Bebê

Estamos planejando fazer um quarto com decoração montessoriana para o nosso bebê. Mas, quais as diferenças de um décor tradicional para o de estilo Montessori? A principal e mais chocante diferença de um quarto Montessori é a ausência do berço. É isso que mais espanta as pessoas tão acostumadas com esse móvel que vem em primeiro lugar no imaginário de um quartinho infantil.

O colchão é colocado no chão. Mas, é claro que pode ter o apoio de um tapete ou um tablado para tornar mais confortável, aconchegante e quentinho. O motivo da falta de berço é que o bebê possa decidir a hora que ele quer ou não estar na cama. Sem depender de um adulto para colocar e tirar ele de lá.


Também é muito legal o modo de pensar o dormitório para ser mais funcional para o pequeno morador daquele espaço. Nisso vale colocar brinquedos e livrinhos numa altura que a criança tenha fácil acesso, um espelho para o bebê se ver e, para quando a criança ficar mais velha, deixar algumas estantes com roupas para que ela mesma possa escolher.


Olhem só que decoração montessoriana mais linda. Essa, do estúdio de design Molliequinn, é bem feminina, mas dá para ter uma ideia de como o estilo pode ficar bem interessante tanto para meninos quanto para meninas: 
 

 
A decisão para fazer esse décor para o meu filho veio de muita pesquisa e acredito que será ótimo poder proporcionar para uma criança – desde os primeiros momentos da sua vida – um ambiente que estimule sua curiosidade e autonomia. Quem gostou do assunto e quer se aprofundar, o melhor site em português sobre o tema com certeza é o Lar Montessori. Vale a leitura!
Espero que tenham gostado. Beijos e um ótimo fim de semana,

Comentários

  1. Primeiramente parabéns pelo bebê, e pelo seu lindo blog que eu acabei de conhecer,mas já amei e fiquei por aqui na intenção de sempre poder vim te visitar e ler seus post aqui em sua linda sala Nanda. Quanto a decoração é simplesmente linda e eu amo.Uma das delícias de ser mãe é poder comprar coisas tão maravilhosas para nossos filhotes!
    Bem sem me alongar mais deixo abraços mil, e até mais!!!

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilly, muito obrigada por tudo. Que legal que gostou da inspiração.
      Passei no seu blog para conhecer e amei. Já estou te seguindo.
      Beijos e abraços da Nanda

      Excluir
  2. Muito legal essa ideia, e também vai evitar algumas quedas do bebe rs
    achei essa decoração das fotos linda, parabéns pela gravidez *-*

    Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas

    Instagram: @lesantos17
    Por: Le

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Le. Tem razão esse décor ajuda na segurança do bebê também.
      Abraços

      Excluir
  3. Também penso em fazer uma decoração montessoriana, quando eu tiver um filho. Adoro esse conceito de estimular a autonomia da criança.
    Fiquei curiosa para ver como será o do seu pimpolho! =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que também tem essa vontade, Ju.
      Quanto a curiosidade pode ficar tranquila que logo que terminar o décor farei um post bem bacana.
      Beijos da Nanda

      Excluir
  4. Oi Nanda!
    Eu amei essa ideia. Já tinha lido e visto algumas coisas sobre esse estilo, se podemos chamar assim e acho fantástico. A liberdade de movimentos, a autonomia e conhecer-se ao seu tempo, adoooro!
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse estilo é o máximo. Me encantou de vez!!! Beijos da Nanda

      Excluir
  5. Olá, querida Nanda!
    Vc sempre me alegra com suas visitas, sabia?
    E respondendo ao que comentou lá no blog, pois é, amiga, e ai de mim se eu não pausasse, viu!

    E me diga: como vai essa barriguinha linda? Já sabe o sexo?
    Sabe que essa história de caminha no chão sempre me deixou com o pé atrás? É que sou neurótica com relação ao bebê tomar friagem e tal... mas pensando melhor, se o piso está revestido de um tapete quentinho, felpudo, talvez não ofereça grdes problemas, não é mesmo?
    Já escolheu o nome, amiga?

    Fica com Deus, minha flor, e um bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter você aqui. Suas visitas também sempre enchem meu coração de alegria!

      A barriga está crescendo. Não sei o sexo. Quero surpresa! Acho que será muito emocionante. Entre os nomes gostamos de Helena e Alice. Se for menino, Dante. Mas, ainda não está resolvido 100%.

      Boa semana na paz de Deus! Beijos da Nanda

      Excluir
  6. Oi Nanda!
    Não conhecia esse tipo de decoração, achei bem interessante.
    Deve ser ótimo para a criança, e esse exemplo que você deu é bem divertido e colorido, gostei!
    Bjs.

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado de conhecer essa opção de decoração, Talita. Beijos

      Excluir
  7. Nem estou grávida e já sei há algum tempo que é assim que será o quarto do meu bebê! Vi sua resposta aqui em cima e adorei as opções de nomes... Esperamos fotos de como ficou o quartinho! Bjos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que também deseja fazer algo assim para o seu bebê - quando ele vier ;) -. Pode deixar que farei as fotos tão logo consiga concluir o décor. Já comprei bastante coisa, mas tenho que começar a por a mão na massa. Beijos

      Excluir
  8. Nanda, querida, obrigada por sua visita!
    Já falei que amo te receber?
    Vc uma benção de pessoa, Nanda!

    Li sua resposta ao meu comentário, acima, e que lindas opções!
    Agora vamos esperar pra ver se é menino ou menina, né?

    Fica com Deus, minha linda!
    Um bj pra vc e p/ seu bebê, que está guardadinho na sua barriguinha! ;-)

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana!

    A combinação das cores, objetos e acessórios oferecem muito charme nesse tipo de decoração..

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  10. Nanda, querida!
    Passando só pra saber se está tudo bem por aqui... está tão sumidinha!

    Bjs e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Bom te ver Nanda!

    E feliz estou em saber que está recebendo a graça de ser mãe. Que Deus conceda saúde para você e o seu filhote.


    Linda decorações, estão recheadas de muuuita alegria. Parabéns flor


    Beijo e felicidades mil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivaneide,
      Obrigada pelos votos e pela visita.
      Beijos da Nanda

      Excluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda