Balanço dos 4 meses Morando no Canadá

Morando no Canadá
Peço licença ao leitor que vem ao blog para conferir as dicas de decoração, pois quero tratar de outro assunto. Fim de ano chegando e dá aquela vontade de pensar em tudo pelo qual passamos em 2013. Hoje completo 4 meses morando na bela cidade de Montréal. Na noite de 18 de agosto eu estava bastante ansiosa em sair do Brasil, após muito desgaste durante o tempão que esperamos pelo processo de imigração ser finalizado e tivemos que abrir mão de muita coisa. Já tínhamos vendido o nosso apartamento, o nosso carro e estávamos morando "de favor" na casa da minha mãe. Complicado!

A escolha de mudar de país não é nada fácil. Deixar tudo que conhecemos tão bem e recomeçar pode ser bem duro. Ainda mais quando temos uma rede familiar e de amigos maravilhosos e amados. Sair de perto da minha mãe, das minhas boas amigas e partir para o desconhecido foi um passo difícil. Na verdade, eu ainda nem sabia disso quando me despedia entre abraços apertados e votos de boa sorte. Só fui me dar conta da realidade mesmo quando já estava por aqui. Fiquei alguns dias triste, solitária, com uma sensação de vazio por estar longe de todos. Foi estranho demais...

Mas, escolhi partir para a ação e fui buscar conhecer novas pessoas e construir laços de amizade. Deus, como sempre, foi muito generoso comigo e logo nos aproximamos um grande grupo de brasileiros. Deles gostamos muito de um casal super bacana e apresentamos para eles um outro casal que eu havia conhecido quando fui fazer os exames médicos para o processo federal da imigração. Aí nos juntamos e quase todo final de semana temos esses encontros à 6 regados à vinho, bom papo e acompanhados por pizza e música - os 3 maridos tocam, olha que legal! -. Também temos mais 2 casais que são muito especiais na nossa vida por aqui, que gostamos muito de receber e visitar. E vamos fazendo nossa rede outra vez.


Burocracia
Fora isso, os primeiros meses como imigrante trazem junto uma grande lista de documentos a providenciar e já resolvemos toda a papelada:
- Carte Soleil para acesso a saúde; 
- NAS que é como o CPF daqui;
- Carte de Résident Permanent, como um RG;
- Tradução da Carteira de Habilitação brasileira.
- Passei na prova teórica de direção. Só falta a prática que farei no final de janeiro. O marido já passou nas duas. 

Estudo

Nesse período finalizei o primeiro módulo avançado do ciclo da Francisation, o Curso de Francês que o governo oferece de graça em uma boa universidade local, a UQAM e que acontecia 3 vezes por semana no período da noite. Também decidi deixar o meu trabalho à distância para o Brasil e fiz, gratuitamente, um curso de 3 semanas para compreender melhor o mercado de trabalho nessa região. Quem deu o treinamento foi a ONG Alpa. O Club de Recherche d'Emploi ensina como montar o CV no formato daqui, faz simulações de entrevistas de empregos filmadas que ajudam a ver o que podemos melhorar etc.

Outra coisa que achamos bacana é essa mistura de línguas e facilidade como as pessoas daqui transitam entre o francês e o inglês sem tropeçar. Marido também já está craque nesse quesito, afinal no trabalho ele é requisitado a praticar isso falando com pessoas em Paris e Nova Iorque. 

Quanto ao clima, ficamos felizes em ver que as estações do ano têm tantas variações. O calor é super quente com máximas de 30 graus, o outono traz as belas cores das folhagens e os esquilos passeando e o inverno (que nem chegou oficialmente, mas que já mostrou sua cara branquinha) traz uma neve linda com pontos prateados que são um verdadeiro show da natureza! Só não vivemos ainda a primavera, mas deve ser bonita, depois contarei a minha impressão.


É claro que para curtir o frio é preciso de camadas e camadas de roupa, o que não é nada prático no dia a dia. Também não encontrei ainda uma luva e uma meia que me aquecesse as mãos e os pés 100% quando a sensação térmica beira os menos 30 graus. Acho que preciso testar marcas mais tecnológicas e mais caras. Bom é que dentro de casa, do shopping, do cinema, enfim qualquer ambiente fechado é quentinho e basta um jeans e uma blusa fininha de manga longa para estar bem.


Sobre o esporte nacional, o hóquei, viramos fãs dos Canadiens, o time local. É muito legal de assistir, ainda mais ao vivo. Fomos ao estádio e achamos bem legal. Há muita interação com público, música ao vivo e a partida é rápida. Resultado: impossível ficar com tédio!


O balanço que faço desses 4 meses é bem positivo. Gostamos de como as coisas funcionam por aqui, do bom atendimento do serviço público, do transporte coletivo eficiente e pontual, de não ver crianças pedindo esmolas (somente há alguns adultos), da tranquilidade de andar nas ruas sem medo de um assalto eminente. 


Ainda me emociono em ver que as casas não tem grades e que a maioria das portas das residências são de vidro e madeira, sem stress e nenhum medo de arrombamento. Paz de espirito! E como o que viemos buscar aqui foi qualidade de vida parece que estamos o lugar certo. Que venham novas vivências, pois queremos mais. Boas Festas para todos! Um 2014 bem lindão! Beijos, 
Para saber mais sobre a nossa vida no Canadá veja os posts:
- Em Montréal, na nossa casa
Montando nossa casa em Montréal
De mudança para o Canadá

Comentários

  1. Oi Fê, saber das suas conquistas e tranquilidade para morar bem ameniza nossa saudade! A torcida é grande e tenho certeza de que 2014 vai ser repleto de mais boas realizações! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vem acompanhando o blog, Má. Obrigada pela torcida. Um 2014 maravilhoso para vocês também. Abraços e beijos

      Excluir
  2. Que você ainda possa viver muitos momentos bons aí, Nanda! É só o começo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oie!!Que delícia viver assim,sem desasossego!,Venho te visitar através da Agenda dos blogs.Já estou te seguindo,venha vc tbm.
    http://ateliekeithyteles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keithy. Obrigada por seguir. Pode deixar que em breve te faço uma visita também. Bem vinda a Agenda. Beijos da Nanda

      Excluir
  4. OI Nanda! Que legal que está se adaptando super bem aí. Eu nunca morei fora, mas acredito que começar tudo de novo não me parece ser muito fácil. O que acredito é que quando o nosso coração é grande é só ter um pouco de paciência que tudo se encaixa. Muitas felicidades pra você aí, espero que seja muito feliz de verdade. Um grande bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa, você tem razão basta amor que tudo se resolve. Muito obrigada pela energia positiva. Beijos da Nanda

      Excluir
  5. Me vi no seu texto. Que linda! Vc sabe que vcs tambem ja moram nos nossos coracoes. To muito feliz de ter te conhecido. Sucesso com o Blog. Bjks, Val

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz demais de ter vocês por perto. Sucessos em 2014 para o Consumista Mão de Vaca também. Beijos da Nanda

      Excluir
  6. Querida, olá!
    Muito embora essa mesma msg esteja seguindo para todas as minhas amigas-comadres (pela minha falta de tempo de escrever exclusivamente para cada uma, como tanto gostaria!), embora seja colada, é com muito amor que ela segue, viu!

    Que fique meus votos de um Natal pleno de amor e um ano vindouro próspero, de abençoadas realizações para você e sua família!
    Feliz Natal!!!
    Feliz Ano Novo!!!

    E que em 2014 estejamos juntas mais uma vez e sempre, amiga-comadre, porque você já faz parte da minha vida! De verdade!
    Obrigada por seu carinho, sua companhia e, sobretudo, obrigada por sua amizade, que tanto me faz feliz!

    Deus abençoe!
    Um bjão!
    Com amor e saudades,
    Karin Filgueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karin, sei que sua mensagem é mesmo de coração e de um coração puro e lindo. Que seu Natal tenha sido abençoado e que 2014 seja repleto de boas realizações e coberto de benção.
      Beijos da Nanda

      Excluir
  7. Oi! Faz pouco tempo que conheci seu blog e estou encantada. Fiquei feliz por saber que está curtindo o Canadá. Um Feliz Natal e que em 2014 sua vida seja repleta de felicidade, amor e conquistas, Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fico muito feliz em saber que conquistei mais um boa leitora. Os melhores desejos para 2014 para você também. Sucesso! Beijos da Nanda

      Excluir
  8. Que bom que o saldo é positivo! Passando para lhe desejar um lindo 2014. Muita paz,saúde e tudo de bom. Beijocas da amiga, Lylian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo de mais maravilhoso no Ano Novo para ti também. Beijões

      Excluir
  9. Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar suas experiencias. É de imensa valia pra quem está na mesma situação que você esteve! =]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda