Como Organizar o seu guarda-roupa, algumas dicas

Parafraseando Vinicius de Moraes, os bagunceiros que me desculpem, mas organização é fundamental. Acho que bagunça gera stress e acaba nos atrasando para os compromissos diários. De outro lado, ter tudo arrumado deixa o dia a dia mais leve. Acredito que tem muita gente que pensa como eu, por exemplo, a blogueira Thais Godinho, do adorado, Vida Organizada e seus leitores.

Para tudo ficar da forma que quero, de tempos em tempos, lá vou eu perder umas horinhas de folga dando uma geral no guarda-roupa. Mas, tenho dúvidas: será que o jeito que estou fazendo é o melhor? Será que existe uma forma mais fácil de arrumar e, principalmente, de manter tudo organizado por mais tempo?
Em busca de respostas, me encontrei com a personal organizer Cintia Covre do OtimizaDesign no estande da EspaçoHome durante a Home e Gift Fair 2012. Compartilho com vocês, as dicas que ela me deu e minha experiência pessoal.

Para começar a arrumação do guarda-roupa, Cintia aconselha que “se faça uma avaliação e divida as peças entre o que você usa, o que precisa ser reformado e o que pode ser doado”. Minha sugestão é colocar a preguiça de lado e provar todas as peças que você não usa há tempos para ver se realmente tem a ver com a pessoa que você é hoje. Do contrário, passe para frente. Vai ser libertador, fora que terá mais espaço no guarda-roupa. Viva!
Outra dica bacana é: “avalie se seus cabides condizem com o espaço disponível. Troque para que todos sejam do mesmo material e tamanho”. Gosto de cabides de acrílico transparente, mas acredita que nunca tinha pensado na importância deles serem bem fininhos? Assim dá para colocar muito mais peças no mesmo espaço.
Bem, depois das preliminares chega a hora de por a mão na massa. “Separe as peças por tipo: calças, saias, casacos, camisas, camisetas e assim por diante; depois organize por cor, das mais claras às mais escuras” diz Cinta. Assino embaixo, acho que isso é o ideal! Fica funcional e bonito.

Mas, para mim, as duas grandes sacadas da personal são a cascata e o rolo. Vamos a elas: “as peças dobradas devem ser empilhadas em cascata, com a debaixo sempre um pouco mais para frente que a de cima, facilitando a visualização. Já as roupas que não amassam podem ser guardadas em formato de rolo, aproveitando melhor o espaço.”
Para peças menores como lingeries e meias, Cintia sugere o uso de divisórias. Confesso que já testei um ou dois modelos sem me adaptar. Mas, não era desse tipo acima da Espaço Home. Lá em casa, como não uso divisórias, eu dobro as meias em estilo rolinho e as calcinhas como se fosse um triângulo.
Outra novidade, pelo menos para mim, foram folhas de papel perfumado para o fundo das gavetas. Elas substituem a função dos sachés e são lindas. Deu vontade de ter.
Também adorei o cabide para echarpes e lenços. Guardo esses meus acessórios em gavetas, mas acredito que o cabide economize espaço. Mais um aliado são os organizadores de gaveta que podem ser ajustados e ajudam a guardar bijoux e cintos. E aí, animadas para começar a arrumar o armário de vocês? 
Beijos, 


Comentários

  1. Oi Nanda, venha fazer parte do movimento POR UMA COZINHA MAIS DIVERTIDA! www.phant.com.br
    Certeza que irá gostar, já que gosta de decoração!

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante se vc mencionasse a fonte das fotos, assim talvez fosse possivel, por exemplo, saber onde podemos comprar os itens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, na época que publiquei esse posta tudo que citei podia ser comprado pela loja virtual da Otimiza Design. Tem link para eles lá no texto. Espero que a informação seja útil.

      Excluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda