Os muitos lados da Vida no Canadá | Projeto 6 on 6 Canadá | Abril 2021



Abril começou e a temática do Projeto 6 on 6 Canadá (colaborativo de blogueiros brasileiros no Canadá) é os muitos lados da vida no Canadá. Esse assunto é amplo e decidi dividir em seis temas que muita gente quer saber do que nos motiva a recomeçar a vida em um outro país. 

1. Segurança

Viver no Canadá me permitiu ter uma vida mais "relaxada", no sentido de não ter mais que ficar pensando em esconder o meu relógio, a minha corrente de ouro ou andar sempre com os vidros fechados parar evitar de sofrer um furto ou mesmo um assalto a mão armada. É inegável o grande alívio quando a gente pode "desligar o modo sobrevivência" e começar a curtir cada momento de uma forma mais tranquila. 

2. Lazer

Outro ponto positivo da vida em terras canadenses é o acesso a formas de lazer gratuitas ou com valores acessíveis. Qualquer bairro tem um parquinho bem cuidado, trilhas lindas com muita natureza, biblioteca super completa e centro comunitário com piscina e academia. Além disso, no verão é comum terem festivais maravilhosos, como o International Ballon Festival e o Festival Internacional de Jazz de Montréal com diversos shows gratuitos. 

3. Profissão   


Se recolocar profissionalmente faz parte da trajetória imigrante. Sendo na mesma ou em uma nova carreira, acredito que essa seja a maior preocupação de quem está chegando num novo país. Claro que cada família tem a sua dinâmica, mas acho que é mais fácil aqui no Canadá uma família se manter com conforto mesmo com apenas uma das pessoas do casal trabalhando em tempo integral. Também existe mais facilidade em conseguir um trabalho de meio período. 

No caso do marido que é de TI foi fácil se inserir no mercado de trabalho. Eu, que era da área de comunicação, não via uma grande demanda, achei muito concorrido e complicado e logo desisti. Optei por fazer um curso de um ano em Secretariado e o diploma local alavancou a minha inserção na área administrativa.  

4. Família


Licença maternidade estendida, benefícios sociais para as crianças, boas escolas gratuitas, oportunidade de estudo bilíngue (francês e inglês): esses são alguns dos pontos super positivos em criar os filhos no Canadá. Confesso que no Brasil não tinha uma grande vontade de engravidar, mas chegando aqui o instinto materno logo bateu e, em menos de um ano, já estava grávida. Chegamos em julho de 2013 e o nosso filho nasceu em outubro de 2014.  

5. Moradia 


Ter uma casa própria aqui no Canadá aumentou o meu senso de realmente "fincar raízes". Os juros baixos e a oportunidade de ter uma casa com quintal fez nossos olhos brilharem e em 2016 compramos a primeira casa, ainda em Montréal. Gostamos tanto da brincadeira que já estamos na terceira casa própria. O mercado imobiliário é muito ágil e as duas vendas foram super rápidas.   

6. Cidadania


O senso de pertencimento que vem com a obtenção da cidadania é algo muito emocionante. Cada um sabe bem o que teve que renunciar para chegar a esse patamar. Como é duro o começo da vida quando você "perde" as celebrações como casamentos, aniversários, nascimentos. Vem um flashback de cada etapa: a aflitiva espera do processo de residência permanente, o primeiro trabalho entry level, a compra do primeiro carro usado, o nascimento do filho, a obtenção diploma, a compra da casa... Ter a cidadania é aquele objetivo final que faz você realmente se sentir parte desse país tão acolhedor.  

Estou super animada para conferir os pontos de vista dos meus colegas do Projeto 6 on 6 Canadá. Convido você a ver abaixo a a lista dos blogs participantes:

Calgary, AB por Mariana: Mariana Day Blog 
Hamilton, ON por Reinaldo: Vivendo em Hamilton
New Westminster, BC por Thais: Viajadora
Toronto, ON por Gabriela: Gaby no Canadá
Victoria, BC por Priscila: Embarque com a Pri



Comentários

  1. Muito legal seu texto e sua reflexão nanda. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gaby. Beijos

      Excluir
    2. obrigada pelas dicas meu sonho e morar com os meus filhos

      Excluir
  2. Gostei da abordagem, Nanda. Realmente a cidadania é uma conquista enorme, e merece ser celebrada mesmo. São tantas etapas até chegar nela, como você bem descreveu. Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda