Cuidados para o Frio | Projeto 6 on 6 Canadá | Janeiro 2021


Feliz 2021! Começamos janeiro e esse mês é sinônimo de muito frio em toda a América do Norte. Pensando nisso, decidimos trazer como primeiro tema do ano do Projeto 6 on 6 Canadá (colaborativo de blogs brasileiros no Canadá, confira a lista completa no final do post) um assunto que é de grande interesse: Cuidados para o frio. Separei seis tópicos que, na minha opinião, fazem toda a diferença para tirar de vez o receio de passar frio e permitir que você aproveite bastante a longa temporada do inverno em terras canadense. 

1. Se vestindo para temperaturas Abaixo de Zero

Acho que é essa é a maior preocupação de quem morou a vida toda num país tropical e está de mudança para o Canadá. Eu cometi diversos erros na escolha das roupas de inverno quando era recém chegada, pois eu duvidava de qualquer material fininho e achava que era preciso usar itens bem pesados pra me manter aquecida. Resultado: comprei uma bota de cano alto horrível e dura que machucava o meu tornozelo para subir degraus e comprei um casaco pesadão que me deixava até transpirando em lugares fechados e era um baita trambolho para carregar se eu precisasse tirar no metrô, por exemplo.

Ainda bem que aprendi que a tecnologia para as roupas de inverno evoluiu bastante e podemos usar itens leves, mas que vão te manter aquecido. Para quem vai morar aqui no Canadá vale a pena separar uma quantia generosa e investir no seu "enxoval de inverno". Uma coisa boa é que logo no começo do inverno você começa a encontrar boas promoções. Algumas marcas que eu gosto bastante são a Uniqlo, a Columbia e a Eddie Bauer.

Outro ponto importante: não adianta o melhor casaco do mundo se você não usar também os acessórios essencias: luvas, touca e cachecol. Também vale a pena ter um conjunto de roupa de baixo térmica com calça e blusa para usar nos dias bem congelantes (sensação térmica de menos 20 em diante) ou que você vai ficar mais tempo exposto ao frio. Acrescento como extra uma snow pants. Tenho a mesma desde 2013 e é uma ótima pedida para brincar na neve ou praticar esportes de inverno.

2. Bota aqui o seu Pezinho  

Achei que vale a pena ressaltar os cuidados com os pés. Primeiro pensando nas meias que precisam ser quentes e não tão grossas para facilitar entrar no sapato. Na época que eu trabalhava de roupa social e ia de metrô gostava de colocar a meia fina social e por cima a meia de lã. Aí, quando eu chegava no escritório, tirava a meia de lã e a bota e já estava com a meia fina para calçar a minha sapatilha que já ficava lá no trabalho. 

Eu acredito que vale a pena ter, pelo menos, duas botas: uma galocha de chuva e uma bota de neve. Gosto demais da minha galocha da Bogs que aquenta até menos 30 e, que por ser impermeável, é ótima para usar naquele lamaçal de neve e água que fica na rua quando a temperatura sobe repentinamente. Além de usar muito na primavera que é uma época fria e chuvosa. Já a  bota de inverno ideal para mim é a de cano curto e sem cadarço. Gosto demais da praticidade de pôr e tirar dessa minha bota Thermoball da North Face.

Outro item que faz toda a diferença para ter segurança ao andar no gelo são os ice grips. Eu tive um modelo do Dollorama, mas odiava pois ele saia da minha bota e logo enferrujou todo. O que uso agora e amo o modelo Walker da marca Yaktrax que comprei pelo site Amazon.

3. Passeios

Não pause a sua vida por conta do frio! Uma caminhada depois que a neve termina de cair é sempre lindíssima e, normalmente, a temperatura estará mais amena. Praticar esportes não é o meu forte, mas se você se animar a esquiar ou patinar pode ser uma forma de aproveitar melhor o inverno. O que acho bem divertido fazer snow tubing, que é descer nas montanhas cobertas neve.

4. Passatempos

Atividades em família como montar quebra-cabeças (meu filho está com 6 anos e consegue curtir os de 100 peças), jogos de carta ou de tabuleiro, assistir filmes ou acompanhar a temporada de hóquei são uma boa opção para curtir o frio dentro de casa. O inverno é bem longo, então acho bacana cultivar também um hobby só seu como a leitura ou estudar algum assunto do seu interesse. 

5. Cuidados com a Pele

Usar protetor solar no rosto mesmo no inverno, ajuda a proteger a pele que pode até ficar queimada de frio. Lembrar de usar protetor labial sempre que for sair de casa, gosto bastante das marcas Blistex e Eucerin. Além de evitar banhos quentes e longos. 

Confesso que não suporto água morna, mas tento tomar banhos mais curtos e aposto na hidratação pra evitar não ficar toda me coçando (já tive episódios de eczema em invernos anteriores e é algo bem incomodo). Para hidratante corporal gosto muito da linha para pele extra-seca da Aveeno. Mas, em qualquer supermercado ou farmácia tem uma infinidade de marcas com bons produtos.  

6. Muita Água

Continuar lembrando de beber bastante água, pois talvez você não sinta tanta sede quanto sentiria no verão. Usar colírios lubrificantes, principalmente se você trabalha no computador. Outro produto que eu gosto de indicar para o inverno é o Secaris, um gel para umidificar a narina e evitar a formação daquelas cacas secas (que horror!).

Outra dica importante é checar a umidade da sua casa e, caso necessário, usar um umidificador. O recomendado é que a humidade do ar fique entre 30% a 50%. Acho que alivia bastante a sensação de ar seco usar um humidificador no quarto durante a noite. 

Espero que o conteúdo tenha sido interessante e que faça você aproveitar muito o inverno no Canadá. Agora te convido a visitar os demais blogs participantes do Projeto 6 on 6 Canadá e conferir as dicas de quem vive em outras cidades e províncias do país: 

Calgary, AB por Mariana: Mariana Day Blog 
Hamilton, ON por Reinaldo: Vivendo em Hamilton
New Westminster, BC por Thais: Viajadora
Toronto, ON por Gabriela: Gaby no Canadá  
Victoria, BC por Priscila: Embarque com a Pri





Comentários

  1. Adorei as dicas. Tbem amo assistir aos jogos no inverno. Uma pena que esse ano não teremos :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por fim está sendo televisionado. Que bom, né?

      Excluir
  2. Oi, Nanda! Adorei a dica do Secaris, não conhecia. Vou experimentar, meu nariz sangra e tudo com a secura do inverno. :)

    ResponderExcluir
  3. Assim como você, eu também errei na escolha das roupas quando cheguei aqui. Usava um casaco tão pesado, que no final do dia, eu estava com muitas dores nas costas. Achei interessante que você mencionou a temporada de hockey, e realmente isso foi uma coisa que comecei a fazer aqui durante o inverno: vez ou outra eu ia assistir os jogos do time aqui da cidade. Muito divertido, e um programa bem família e super canadense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a gente comete esses erros. Também acho muito família e animado o hockey!

      Excluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda