Dicas para recém-chegados em Ottawa | Projeto 6 on 6 Canadá | Nov. 2020


Nesse mês de novembro vamos abordar no Projeto 6 on 6 Canadá (colaborativo de  blogs brasileiros) um tema bem útil: 6 Dicas para recém chegados. No meu caso trago dicas de Ottawa. Confira seis informações importantes para quem vem morar ou passar uma temporada na capital do Canadá. 

1. Cartão PRESTO  

O cartão de acesso ao transporte público é o PRESTO e pode ser comprado na rede de farmácias Shoppers Drug Mart diretamente no caixa. Cada viagem custa 3,55$ com o PRESTO, se for em dinheiro apenas pagando a quantia exata de 3,60$ (não tem o cobrador para dar troco). Você pode escolher o passe mensal no valor de 119,50$, entre outras opções, veja informações detalhadas aqui. Lembrando que o mesmo cartão pode ser usado na grande Toronto ou Hamilton o que é bem prático até para turistas.

2. Centros Comunitários   

Você vai encontrar no seu bairro um community centre que conta com piscina aquecida, academia, aulas de patinação, aluguel de salão de festas e muito mais. Se informe, pois normalmente os valores são bem melhores do que os de locais privados. Clicando nesse link aqui está a lista completa de centros comunitários de Ottawa. 

3. Escolas Públicas  

Em Ottawa temos como optar por matricular nossos filhos em três boards sendo todos públicos. Mas, é importante se informar da diferença entre eles e escolher qual será melhor para a sua família. A escola é decidida pelo código postal, e para se informar sugiro que visite o site de cada Board: esse é o francês, CECCE e achei demais que tanto no site da católica, OCDSB como da OCSB é possível ler as informações até em português.

4. Embaixada do Brasil em Ottawa  

Carteira de motorista, título de eleitor e todo o serviço de cartório é feito via embaixada para brasileiros residentes no exterior. Os horários de funcionamento são restritos e atualmente (por conta da pandemia) o atendimento presencial só está sendo feito com agendamento. Também se atente que o pagamento precisa ser feito exclusivamente por money order. Na dúvida, cheque no site ou mande um e-mail para: consular.ottawa@itamaraty.gov.br

5. Prestadoras de Serviço Brasileiras 

Isso era algo que eu busquei muito e agora sou cliente de algumas maravilhosas mulheres empreendedoras. Para salgadinhos eu recomendo a Priscila do Delicious In Canada, para bolos e docinhos deliciosos temos a Bianca do BB Gateaux, pão de mel maravilhoso você encontra com a Sweet Rebeca, já a Priscila e a Beatriz vendem comidas brasileiras online pelo site Du Brazil Store. Para cuidar dos cabelos temos a Larissa do The Bright Style. Para fotografar festas e famílias contamos com duas queridas a Giovanna e a Eliane do My Pellegrini Photography.

6. Gatineau

Não se limite a conhecer apenas Ottawa e explore também a cidade vizinha na província do Québec,  a charmosa Gatineau. Lá fica o maravilhoso Canadian History Museum onde fica também o museu das crianças, o Children's Museum e o belíssimo Gatineau Park. Também acontece o festival de inverno Winterlude.
Espero que o conteúdo seja útil e para saber de outras cidades no Canadá, cheque os posts dos demais blogs participantes do Projeto 6 on 6 Canadá

Calgary, AB - Mariana Day Blog - Mariana 
Edmonton, AB  - Casei e Mudei - Elisa
Hamilton, ON - Vivendo em Hamilton - Reinaldo 
Toronto, ON - Gaby no Canadá - Gabriela 
Victoria, BC - Embarque com a Pri - Priscila




Comentários

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda