Aprendedo a amar Ottawa, Capital do Canadá

Passeando pelo centro de Ottawa no verão é fácil achar a cidade perfeita. A bela arquitetura do Parliament Building, a vista do rio, as mesinhas para fora nos bares e restaurantes no ByWard Market.

Mas, quando você vai indo em direção ao subúrbio a paisagem fica mais rural com diversas plantações e eu sempre fui de cidade grande, nascida e criada na capital de São Paulo. Então, o fato de me deparar com fazendas, cavalos e vacas me espantou. Não imaginava que seria assim na capital do Canadá.

Vista do Ottawa River em Downtown Ottawa

Antes da nossa mudança só tínhamos visitado Ottawa num final semana em 2011 e, para ser bem sincera, eu não gostei muito da cidade. Realmente, eu tinha ficado bem mais atraída pelo lado boêmio e o charme europeu de Montréal e da Ville de Québec. Outra coisa que pesou, foi por eu ter passado uma temporada na França e amado, daí essa identificação de cara com o lado francês do Canadá.   

Entretanto, os meses passaram e Ottawa foi se mostrando cada vez mais interessante com a sua vasta seleção de museus  bem pensados para serem curtidos em família. As inúmeras opções de trilhas para desfrutar a natureza. Fora que tem a proximidade com a charmosa Gatineau, basta atravessar uma ponte para matar qualquer saudade de falar francês.  

No quesito educação, Ottawa é ótima, reconhecida por ter a universidade bilíngue UOttawa e o Algonquin College, além de termos 3 opções de escolas públicas para as crianças: sem cunho religioso OCDSB, católica francesa CECC e inglesa OCSB. Escolher o board católico inglês para meu filho estudar  também foi maravilhoso e algo que não teríamos, de forma gratuita em Montréal, pois na província do Québec as escolas públicas são todas laicas.  

Com o tempo fui fazendo boas amizades e, aos poucos, os prestadores de serviço brasileiros começaram a surgir por aqui. Também acho as pessoas aqui em Ottawa, de maneira geral, são bem simpáticas e acolhedoras o que dá uma sensação de morar numa cidade pequena, mesmo tendo 1 milhão habitantes. 

Posso dizer que 2 anos depois aprendi a amar essa cidade que nos recebeu muito bem! Se você quer saber mais sobre a capital canadense e ver um pouco mais do meu dia a dia, te convido a me acompanhar no Instagram @sala_nanda_canada

Comentários

  1. Estou nesse processo de adaptação ainda! Mas, minha primeira impressão de Ottawa/Gatineau morando foi o tédio. Nós adorávamos vir passear aqui, vínhamos todos os anos desde que imigramos, somos super pacatos e caseiros, mas, nos mudamos no inverno, e veio a pandemia, então o processo de fazer amizades foi um pouco atrapalhado, apesar de que estou amando essa oportunidade de conhecer novos imigrantes brasileiros através do Instagram!! Coisa que eu talvez não teria tido tempo de fazer sem a pandemia...

    ResponderExcluir
  2. Acho que deve ser fantástica, esta cidade.
    Aliás, o Canadá fascina-me!
    É um dos países que quero visitar em breve. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fico contente em saber a sua opinião. Obrigada pela visita. Com carinho, Nanda